Tempestade TropicalO Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cerca de 70 milhões de raios atingem o país todos os anos, uma média de duas ou três descargas elétricas por segundo.

Além de causar incêndios e grandes prejuízos econômicos, esse fenômeno representa também uma ameaça à população. Anualmente cerca 300 pessoas são atingidas por raios no Brasil, cerca de 100 acabam falecendo. Isso representa 10% dos óbitos relacionados a descargas elétricas em todo o mundo.

Entre os anos 2000 e 2010, ocorreram 1321 mortes relacionadas ao fenômeno. Esses números não são exatos, já que muitas mortes provocadas por raios são registradas como óbitos por parada cardíaca, fazendo a estatística parecer menor. Já em 2012 foram registradas 42 mortes por descargas elétricas em todo o país.

Os raios são um fenômeno comum em regiões tropicais, e sendo o Brasil o maior dos países tropicais, é normal que ele seja um dos mais atingidos. A região centro-sul é a que apresenta maior incidência, principalmente o sul do Mato-Grosso do Sul.

Entre 2005 e 2008, houve um aumento de 102,7% na incidência de raios no país. Uma hipótese para o aumento constante desses números está sendo estudada pelos cientistas do Inpe em parceria com a Nasa e Universidades norte-americanas. Segundo eles, o aquecimento global pode estar contribuindo para o fenômeno. Isso ocorreria porque, com mais raios, mais florestas são incendiadas, aumentando o efeito estufa. Esses incêndios liberariam mais dióxido de carbono - CO2, aumentando o número de raios e alimentando o ciclo. Os cientistas acreditam que, a cada grau de aquecimento da temperatura terrestre, a incidência de raios aumente de 10% a 20%.

No Brasil, a maior parte dos acidentes com vítimas ocorre em zonas rurais, quando os raios atingem pessoas que estão em áreas descampadas. Outro local que costuma ser alvo de raios são os campos de futebol, mesmo em grandes cidades. Frequentemente, escutamos notícias de jogadores que foram atingidos por descargas elétricas durante uma partida. Por isso, em caso de tempestade, é recomendado procurar um abrigo seguro, já que no campo seu corpo funciona como um para-raios, atraindo para si as descargas elétricas vindas da atmosfera.